PANELA DE OPRESSÃO

Vejo no jornal O Globo que alguns pratos têm sido vetados dos cardápios do iFood, por conta de de seus nomes ou do nome de algum ingrediente. Exemplo? “Punheta de Bacalhau”, um clássico português. Outro? “Batatas ao murro”, também clássico. A matéria diz que “a empresa [iFood] explicou ao chef Alexandre Henriques que “murro” é uma palavra de agressão, considerada um item que vai contra os termos de uso do iFood.”. 

Não, não é brincadeira. O pessoal anda com umas prioridades… Estão transformando a gastronomia numa casa da Dona Bela, da Escolinha Do Professor Raimundo.

Então, para não ser injusto com ninguém, eu e Daniela Garuti fizemos uma lista de outros pratos e nomes que, pela mesma lógica, deveriam entrar no radar da plataforma e ser sumariamente banidos dos cardápios. Quer acabar com a punheta? Acabe logo com a porra toda. Segue:

Bar De Tapas – apologia à agressão, com crime previsto em lei (Maria da Penha)

Batidinha – passada de pano para agressão, com eufemismo.

Carne Louca – pelo gaslighting com o ingrediente.

Brigadeiro – pela militarização da gastronomia.

Bomba De Chocolate – por referência à indústria bélica (faça choux, não faça guerra).

Affogato – indelicadeza com as vítimas de naufrágio.

Pollo Alla Cacciatora – por incentivar a matança cruel e o genocídio de animais por esporte.

Menu Executivo – pela exaltação a quem explora o proletariado.

Ovos No Purgatório – você tem ideia do sofrimento e ansiedade que acometem quem está neste lugar?

Cosmopolitan – ode elitista, que oprime o homem rural

Negroni – nomenclatura racista

Old Fashioned – etarismo

Pintxos – glotofobia

Miúdos – gordfobia

Escondidinho – desrespeito com quem ainda não saiu do armário.

Focaccia – gatilho para quem tem TDAH.

Molho Branco – por reforçar privilégios.

Bem Casado – propaganda enganosa.

Bloody Mary – alusão machista ao período do ciclo feminino.

Americano – coquetel imperialista.

Pratos à moda do chef – discriminação fashion (todo mundo sabe que chef nunca tá na moda).

Aipim – por desconsiderar uma interjeição de dor (se alguém diz que dói, temos que parar).

Baião De Dois – por excluir casais poliamorosos.

Maminha – por erotizar o seio bovino.

Água Tônica – por marginalizar os sem tônus.

Mac N Cheese – segregação com quem usa PC.

Puro Malte – por ser contra a miscigenação.

Carbonara – por romantizar aqueles que sofreram com incêndios

Ford Cocktail – reverência ao fordismo, opressor da classe operária

Bacalao al Pilpil – bem…

Fica aí a reflexão. Imagina se, em vez disso, o aplicativo olhasse para restaurantes cujos chefs e donos de fato agredissem seus funcionários? Já pensou se vetasse casas cujos patrões falassem palavrões e fossem preconceituosos com a própria brigada? Melhor não, né? Aí não teria quórum, sobrariam uns 3 ou 4 pro delivery. Enquanto brigam por nomenclatura idiota, pelo murro nas batatas, tem gente socando a fuça de cozinheiro e xingando a mãe do pia. 

11 thoughts on “PANELA DE OPRESSÃO

  1. Haha por algum motivo o pessoal do iFood também não é lá muito fã da costa oeste americana. Explico: Os caras vivem banindo, do meu estabelecimento, uma cerveja chamada West Coast IPA. Nunca entendi o por quê. já entrei em contato com o suporte, etc, mas nada muda. Aí eu faço um ‘hack’ juntando as duas palavras e pronto.

    Gostar

  2. Essa onda do politicamente correto é extremamente autoritária.
    Como vc mesmo disse na matéria, tem tanta coisa mais importante pra se preocupar e com “agressões de verdade”…

    Gostar

  3. Baniram katsu sando do meu cardápio. Junto foi toda a sessão (talvez a sessão que eu mais venda pela plataforma)

    Será que katsu virou cazzo/caralho e fui cancelado por falocentrismo?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s